Contactos
- Avenida Emília Daússe, N.º 591, R/C
- +258 21 300571
- info@proazul.gov.mz
Redes Sociais

Maispeixe sustentável
O Matching Grant, no âmbito do programa MaisPeixe, é um mecanismo de financiamento, em regime de parceria (comparticipação), não reembolsável, a pescadores artesanais, aquacultores de pequena escala, pequenas e médias empresas (MPMEs) e demais actores da cadeia de valor relacionada aos recursos pesqueiros, aquícolas e sectores inovadores no marco da esconomia azul, com vista a reduzir a pobreza das populações costeiras e a pressão sobre as pescarias e melhorar o clima de negócios, garantindo uma maior produtividade e o investimento do sector privado.
O Matching Grant é um instrumento utilizado para remoção de obstáculos/ problemas, tendo em vista a promoção da competitividade face às imperfeições do mercado, não significando uma replicação de investimentos, mas sim a sua expansão e optimização sustentável. Da mesma forma tenta promover o desenvolvimento de novas áreas económicas para um desenvolvimento integrador e sustentável ao longo da costa
O objectivo geral de desenvolvimento do MozNorte é melhorar o acesso a oportunidades de meios de vida para comunidades vulneráveis e gestão de recursos naturais em áreas rurais seleccionadas do Norte de Moçambique. A estratégia do MozNorte está dirigida a enfrentar alguns dos principais factores de fragilidade que impedem o desenvolvimento e agravam a pobreza na região Norte, nomeadamente:
Moçambique é um país de baixa renda, de aproximadamente 29,6 milhões de habitantes (população tendencialmente crescente), localizado no sudeste da África. Tem um PIB de aproximadamente US $ 12 bilhões e um PIB per capita de US $ 417, estando entre os mais baixos do mundo. A taxa de pobreza é alta, de 48,4% em 2015, embora inferior à taxa de 58,7% em 2009. A maioria da população pobre (84,9%) encontra-se nas áreas rurais. O ritmo de crescimento do PIB do país teve uma alta média de 7,9% entre 2001-2015, mas caiu para cerca de 3,3% entre 2016 e 2019.
O projecto Resiliência Costeira às Mudanças Climáticas é uma iniciativa de quatro anos que procura fortalecer o valor dos bens e serviços dos ecossistemas costeiros e marinhos para melhorar a resiliência social, económica e ecológica às mudanças climáticas. O objectivo é aprimorar as capacidades adaptativas de homens e mulheres das comunidades costeiras, autoridades locais e nacionais para trabalharem em conjunto para governar e gerenciar de maneira sustentável os recursos naturais. Também foi concebida como uma iniciativa orientada para a aprendizagem, focada no compartilhamento de conhecimentos nos níveis comunitário, local e nacional e regional e usa mecanismos baseados na natureza e outros mecanismos inovadores para oferecer soluções práticas para melhorar os meios de subsistência e fornecer benefícios a montante.