scuba-diving-sol-resorts-vilankulo

Apoiando o turismo azul em Vilankulo

O turismo começa a tornar-se numa das maiores actividades socioeconômicas da região do Oceano Indico. Tudo aponta que a região continuará a crecer turisticamente e poderá representar uma alta porcentagem do seu PIB. Não há dúvidas que o turismo marítimo e costeiro poderá representar uma força motriz para o crescimento económico e azul de Moçambique nos próximos anos.

Embora em particular o turismo marítimo e costeiro desempenhe um papel fundamental no desenvolvimento económico da região, também exerce uma pressão considerável sobre os recursos naturais e o meio ambiente. Por esse motivo, a competitividade do turismo a longo prazo está intimamente ligada à maneira “sustentável” em que é desenvolvida. Além de ser um sector transversal, o turismo está inter-relacionado com outros sectores económicos e outras actividades marítimas, por isso é necessário considerar o turismo a partir de uma abordagem intersetorial. Isso implica desafios que exigem respostas e esforços específicos das partes interessadas e das autoridades públicas relevantes. Assim, é necessário aumentar a cooperação entre todos os atores, a fim de enfrentar esses desafios e avançar para o desenvolvimento do turismo com base na competitividade e sustentabilidade.
Sendo cientes desta realidade, o Conselho Municipal da Vila de Vilankulo assoinou um Memorando de Entendimento com ProAzul para promoção e implementação de actividades/acções e outras iniciativas de cariz público, que se enquadrem no desenvolvimento da cadeia de valor da economia azul, na zona costeira municipal de Vilankulo, nas áreas das pescas, turismo, ordenamento territorial, ambiente, transporte marítimo, entre outras.

Assinatura do memorando de entendimento entre ProAzul e o Conselho Municipal da vila de Vilankulo para o desenvolvimento da economia azul.

Contactos