3

ProAzul Financia AquaPesca para reforçar a cadeia de valor na aquacultura

No âmbito do Projecto SWIOFish1-Moçambique, executado pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, ao longo do Banco de Sofala, nas províncias de Sofala, Zambézia e Nampula, com assistência financeira do Banco Mundial, o Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul –ProAzul, FP, através do seu programa “MaisPeixe Sustentável” assinou, na ultima sexta-feira, 10 de Julho de 2020, um acordo de financiamento com a empresa AquaPesca, instituição privada vocacionada à produção e processamento de mariscos em cativeiro (Aquacultura).

 

Este acordo visa reforçar a cadeia de valor da aquacultura através do aumento da capacidade produtiva, transferência de conhecimento técnico para as comunidades e a promoção do empreendedorismo local na produção do camarão e tilápia em cativeiro.

O projecto esta orçado em 1.3 milhões de dólares norte americanos, sendo que 0.5 milhões de dólares deste valor será disponibilizado pelo Programa “MaisPeixe Sustentavel”.

O acordo, assinado pelo PCA da ProAzul Miguel Micas Langa e o Director Geral da AquaPesca, François Grosse, testemunhados pela S/ Excia Ministra do Mar, Águas Interiores e Pesca, Augusta Maita e do Embaixador da França em Moçambique, Exmo. Sr. David IZZO.

 

Na ocasião Augusta Maita – Ministra do Mar, Águas Interiores e Pesca, enfatizou a necessidade das acções do Governo estarem alinhadas com o com o sector privado visando o alcance da meta de 400.000 toneladas de produção, no âmbito da Estratégia para o Desenvolvimento da Aquacultura, 2020-2030 recentemente aprovada.

 

Para Miguel Langa, Presidente do Conselho de Administração do ProAzul, FP, informou que este acordo é o inicio de conjunto de Parcerias Público Privadas Comunitárias estratégicas para o desenvolvimento do sector da Pesca e Aquacultura. Sendo assim, o programa MaisPeixe Sustentável continuará sendo bandeira do ProAzul e do MIMAIP. O ProAzul focará seus esforços no desenvolvimento e apoio financeiro das áreas chaves da Economia Azul, fazendo uma gestão transparente dos projectos e mobilizando recursos dos parceiros de cooperação, sector privado convista ao desenvolvimento das comunidades e aumento da produção e produtividade.

 

Por outro lado, Vicente Ernesto, Chefe de Produção da AquaPesca, destacou a importância da colaboração com o sector Público e a comunidade para a transferência dos conhecimentos técnicos necessários para um desenvolvimento participativo e integrado a Aquacultura em Moçambique com enfase na cadeira de valor e promoção do empreendedorismo.

MaisPeixe Sustentável, “um Futuro Azul para todos”

Contactos

branco_vert

Contactos