Inaugurado Mercado de Peixe de Cuassiane na Província de Zambézia Distrito de Pebane.
A ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta, inaugurou no 09 de Abril de 2021 o Mercado de Peixe de Cuassiane, no distrito de Pebane, um empreendimento que é tido como o maior da província da Zambézia.
Trata-se de uma infra- estrura com 48 bancas para a comercialização de pescados e outras instalações para o manuseamento e conservação de produtos pesqueiros. O empreendimento, orçado em cerca de 45 milhões de meticais, teve o financiamento do Banco Mundial através do projecto SWIOFish1.
Na cerimónia de inauguração e entrega ao Governo Provincial, Augusta Maíta disse que a construção daquele mercado reflecte o compromisso e abnegação do executivo moçambicano que é de assegurar o bem estar da população através de condições para a redução das perdas pós- captura de pescado, e que permitam o desenvolvimento sustentável.
“Estamos numa província riquíssima em recursos pesqueiros, por isso a construção do mercado não foi mero acaso”, disse.
Numa outra abordagem, a Governante mostrou-se preocupada com o facto de outros mercados já entregues em diversas províncias estarem a degradar-se, sendo urgente uma reflexão sobre os melhores modelos de gestão.
Por seu turno, o Governador da Província da Zambézia, Pio Matos, que foi quem recebeu oficialmente o mercado em nome dos pescadores, comerciantes e população da povoação do Posto Administrativo do Alto Maganha, agradeceu ao Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas por ter escolhido aquela parcela para construção do maior mercado da Zambézia. Segundo o Governador, aquele empreendimento está dentro da linha de orientação do Chefe de Estado que é o desenvolvimento integrado do país.
A secretária do Estado da província da Zambézia, Judith Mussácula, na sua intervenção reconheceu a importância da infra-estrutura para a vida da população e mostrou-se feliz por se cumprir a promessa da conclusão do Mercado de Cuassiane.
Na sua intervenção, os pescadores agradeceram ao Governo pela infra-estrutura e prometeram fazer de tudo para a sua conservação. Segundo eles, o mercado vai melhorar a actividade pesqueira e consequentemente suas vidas.
Com o Mercado de Cuassiane, sobe para 44 o número de mercados de peixe construídos pelo Governo, através do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas.