WhatsApp Image 2021-09-30 at 11.46.14

Reunião de avaliação final do projecto (SWIOFish1)

Estiveram reunidos, no passado dia 30 de Setembro, no Hotel Southern Sun, em Maputo, agências de implamentação (ProAzul, FP DNOP, DEPI, IIP, ADNAP,IP DIPOL, e IDEPA,IP) o Banco Mundial e a equipe de coordenação do Projecto SWIOfish1, com o objectivo de promover a validação do relatório de avaliação do projecto.

O SWIOFish1, é um projecto implementado pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP) através do ProAzul,FP financiado pelos fundos do Banco Mundial. O mesmo, interviu nas províncias do Banco de Sofala (Sofala, Zambézia e Nampula), com duração de 6 anos (2015 – 2021).

De acordo com a avaliação e as constatações dos consultores do projecto, os resultados obtidos pelo SWIOFish1, são positivos, pois foram alcançados os objectivos tencionados aquando da sua constituição.

“Congratulo o esforço e empenho da equipe e de todos envolvidos neste projecto, pelos resultados positivos. Enalteço igualmente, os resultados obtidos pelo programa Mais Peixe Sustentável, em particular. Almejo que o programa Mais Peixe Sustentável, continue em outros projectos pelo contributo que o mesmo deu nas três províncias, destacou, Russo de Sá, o consultor contratado”.

É de referir que o programa Mais Peixe Sustentável, é um programa do sector do mar, águas interiores e pescas cuja implementação iniciou com o projecto SWIOfish com o objectivo de melhorar os beneficios económicos das pescariais prioritárias.

O Programa teve como pano de fundo, estimular a diversificação dos meios de subsistência dos pescadores artesanais e demais actores da cadeia de valor relacionada com a produção pesqueira, tendo em vista a redução da pobreza e a pressão sobre as pescarias e melhorar o clima de negócios, garantindo maior investimento e produtividade do sector privado.

Segundo Mateus Tembe, Administrador do ProAzul, o projecto foi exitoso, pois, as metas foram alcancadas com sucesso. “Este projecto permitiu com que muitos se tornem independentes financeiramente, tornando as suas vidas optimizadas. Bem haja o projecto SWIOFish1”, sublinhou.

De destacar que esta foi a segunda e última reunião relativa à avaliação final do projecto SWIOFish1, tendo sido realizada, a primeira, virtualmente.