WhatsApp Image 2021-11-18 at 18.21.42 (10)

“No Oceano reside uma imensidão de oportunidades

“No oceano reside uma imensidão de oportunidades”

Falando nesta quinta-feira, em Inhambane, por ocasião da abertura da 2ª edição da Conferência Internacional Azul, o Presidente da República (PR) , Filipe Jacinto Nyusi, referiu que no oceano reside imensidão de oportunidades para diversas aréas maritímas, que quando bem aproveitadas, podem contribuir para o desenvolvimento do país.

Segundo Nyusi, o oceano constitui um elemento privilegiado para o alcance dos objectivos do desenvolvimento sustentável. “ A pesca e a aquacultura, com contributo directo para milhões de pessoas, constituem uma fonte de maior segurança alimentar e dieta diversificada, além de emprego e melhoria da balança comercial de muitos países”, referiu. 

Por sua vez, o Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, um dos convidados de destaque, dirigindo-se aos presentes, apelou a conservação dos oceanos, referindo que “as acções humanas destroem o ecossistema marinho, pois, despejamos mais de 8 milhões de toneladas de plásticos nos oceanos todos os anos”.        

De acordo com o estadista, “O oceano é uma fronteira de desenvolvimento inexplorado. O oceano tem uma base de activos estimados em mais de 24 triliões de dólares e é fonte de inesgotáveis alimentos para pelo menos 3 biliões de pessoas no mundo. E perto de 90% de mercadorias globais são transacionadas a partir dos nossos oceanos”.

Por seu turno a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta, após er agradecido a presença de todos, referiu que se não investirmos na saúde dos oceanos estamos de forma consciente a hipotecar o nosso futuro.

De destacar que a 2ª Edição da Conferência “Crescendo Azul”, decorre, na cidade de Vilankulo, província de Inhambane, sob o lema “Investir na Saúde do Oceano, é Investir no Futuro do Planeta”.