Concursos Públicos

OPORTUNIDADE DE FINANCIAMENTO PARA O SECTOR PRIVADO AO LONGO DA CADEIA DE VALOR DA AQUALCULTURA COMERCIAL– PROGRAMA MAISPEIXE SUSTENTÁVEL (JANELA 2)

Pedido de Manifestação de Interesse

  1. O Governo de Moçambique, representado pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), recebeu um financiamento do Banco Mundial, para implementação do Programa Economia Rural Sustentável (MozRural) e o Projecto de resiliência Rural do Norte de Moçambique (MozNorte),  e incorporou  o “sub-programa MaisPeixe Sustentável”, um mecanismo de financiamento comparticipado.
  2. A linha de financiamento do programa MaisPeixe Sustentável, para apoio a pesca e aquacultura comercial, negócios azuis e reforço das respectivas cadeias de valor, designada “janela 2”, está desenhada como um mecanismo de financiamento comparticipado, sem taxas de juros e devolução, sendo que, a empresa comparticipa com o 30% do valor do plano de negócios e o programa financia 70% remanescentes do plano de negócios aprovado até um máximo de 30.000.000 Mts (trinta milhões de meticais).
  3. O Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul, FP – ProAzul, FP, pretende usar parte do financiamento dos referidos projectos para apoiar na melhoria do ambiente de negócios garantindo maior investimento, produtividade e diversificação das actividades do sector privado no mar e águas interiores, nas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Tete, Zambézia, Manica e Sofala.
  4. Neste contexto, o ProAzul, FP, convida entidades interessadas a submeterem a sua Manifestação de Interesse e o modelo de Plano de Negócios Simplificado (PNS) do programa MaisPeixe Sustentável, devendo juntar os documentos de elegibilidade necessários e indicados no documento orientador disponível nos endereços abaixo indicados.
  5. Os planos de negócios para esta manifestação de interesse devem incorporar uma estratégia para o envolvimento das comunidades vizinhas e deverão estar focados numa das seguintes componentes:
  • UMA NOVA UNIDADE COMERCIAL PARA PRODUÇÃO DE ALEVINOS PARA A PROVÍNCIA DE NAMPULA;
  • UMA NOVA UNIDADE COMERCIAL PARA A PRODUÇÃO DE RAÇÃO DE PEIXE EM CATIVERIO PARA A PROVÍNCIA DE NAMPULA;
  • UMA NOVA UNIDADE COMERCIAL PARA A PRODUÇÃO DE RAÇÃO DE PEIXE EM CATIVERIO PARA A PROVÍNCIA DE MANICA.
 

6. O modelo de Plano de Negócios Simplificado (PNS) poderá ser obtido nas Delegações Provinciais do Instituto de Desenvolvimento de Pesca e Aquacultura, IP (IDEPA,IP) ou por via do correio eletrónico (maispeixejanela2@proazul.gov.mz), telefone +258800200600, pelo site www.proazul.gov.mz e nos escritórios do ProAzul em Maputo, sito na   Emília Daússe, 591.

 
7. O programa de financiamento está aberto a consulta técnica permanente com a equipa de técnicos com competências necessárias para assessorar os proponentes nos aspectos técnicos, económicos e de salvaguarda social e ambiental., tanto a nível central como provincial e possui o Contacto do pessoal do ProAzul responsável pelo programa, a seguir:

 

  1. AS PROPOSTAS DEVERÃO SER SUBMETIDAS ATÉ AO DIA 15/07/2022 NAS DELEGACÕES DO IDEPA,IP E CTA AO NIVEL DA PROVÍNCIA, NOS ESCRITÓRIOS DO PROAZUL OU AINDA POR EMAIL: maispeixejanela2@proazul.gov.mz
  2. O ProAzul, num prazo de 20 dias após o fecho desta chamada, publicará a lista de empresas e Planos de Negócios Simplificados pré-selecionadas para a submissão de seu Plano de Negócios (PN) ao Comité de Avaliação.
  3. Um Comité de Avaliação constituído por instituições do sector e agências independentes externas será responsável pela análise e aprovação dos Planos de Negócios. O proponente será notificado da objeção ou não objeção sobre a sua solicitação, através de uma comunicação pública e formal.

11. Para as manifestações de interesse e Planos de Negócios Simplificados (PNS) selecionados cujo proponente não possua capacidade técnica para a elaboração de um Plano de Negócios (PN), o ProAzul alocará um técnico para apoiar até à submissão formal do processo ao Comité de Avaliação.

Contactos

branco_vert

Contactos